Mark Zuckerberg disse nesta segunda-feira que vê o Facebook como uma força majoritariamente "positiva" para a sociedade, apesar dos escândalos que rodeiam a rede social, que está completando 15 anos.
Embora sua empresa enfrente uma onda de críticas por denúncias de manipulação, desinformação, abuso e outros males sociais, Zuckerberg disse que seria um erro "enfatizar demais os impactos negativos" das redes sociais e da Internet.
O cofundador e CEO do Facebook afirmou que vê profundas mudanças sociais "à medida que as redes de pessoas conectadas através da internet vão substituindo as hierarquias tradicionais e remodelam as instituições, desde governos até empresas e meios".
"Embora qualquer mudança social rápida gere incerteza, acredito que o que estamos vendo é pessoas adquirindo mais poder e uma tendência a longo prazo de dar forma à sociedade para que seja mais aberta e responsável com o tempo", argumentou em uma publicação em sua página do Facebook.
Ele disse que sua empresa e outras redes sociais mudaram a forma como as pessoas interagem com suas comunidades e instituições.
"Se os últimos 15 anos foram de pessoas construindo estas novas redes e começando a ver seu impacto, os próximos 15 anos serão de gente usando seu poder para refazer a sociedade de formas que podem ser profundamente positivas nas próximas décadas".