Jornal Estado de Minas

Sangue de cobra, carne de lagartixa: as incríveis imagens de um treinamento de sobrevivência na selva

Soldados tailandeses e norte-americanos estão participando de um duro treinamento na província de Chantaburi, no país asiático.

As manobras em selva duram longos onze dias e envolvem exercícios pesados, jogos de guerra, assistência humanitária e de alívio em desastres. Os fuzileiros navais dos Estados Unidos e os integrantes da tropa da Tailândia realizam essa difícil jornada uma vez por ano, desde 1982.

 

A parte mais "curiosa" do treinamento submete os soldados a desafios que podem causar enjoo em muita gente. Para sobreviver em um ambiente hostil, eles aprendem a encontrar comida e água na floresta tropical e, eventualmente, o alimento e a bebida não fariam parte do cardápio diário.

No lugar de água pura e cristalina, sangue de cobra. Em vez de carne de frango, peixe ou boi, lagartixas vivas, minhocas e bichos venenosos como aranhas e escorpiões. E, para os veganos, flores e folhas.

O sacrifício pode valer a pena. Os militares sabem que, aprendendo a "se virar" em circunstâncias críticas, podem seguir vivos em situações de emergência. 

 

 

.