As vendas de charutos puros, principal produto de Cuba, alcançaram 537 milhões de dólares em 2018, uma alta de 7% em relação ao ano anterior, apesar das legislações globais antitabaco e das normas fiscais.
"A receita da Habanos foi de 537 milhões de dólares, um crescimento de 7%, que mostra a força de nossas vendas, apesar das dificuldades apresentadas no ano", disse o diretor de marketing da empresa, o cubano Ernesto González.
O feito é ainda maior considerando um contexto no qual o mercado de luxo cresceu 1% no ano passado, detalhou González. "Isso fala da solidez do negócio".
A Habanos S.A. é uma empresa mista, composta pelo Estado cubano e a Altadis, firma com sede na Espanha, mas de capital britânico.
A empresa não pode chegar ao mercado americano devido ao embargo que Washington aplica contra a ilha desde 1962.
Em 2017, as vendas cresceram 12% e alcançaram 500 milhões de dólares - um montante maior, mas com ritmo de expansão menor.
A empresa admite que precisou enfrentar dificuldades, como o endurecimento das leis antitabaco, sobretudo na Europa, e regulações fiscais.
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