Jornal Estado de Minas

Morgan Freeman volta ao tema religião em nova temporada de série

Morgan Freeman já fez papel de Deus no cinema, mas na nova temporada de "The Story of God", a série sobre religião do canal National Geographic que estreia em março, se declara "inegavelmente" um crente.

"Creio em Deus", disse simplesmente o vencedor do Oscar na coletiva de imprensa de apresentação da terceira temporada da série, para qual o ator percorreu mais de 120 mil km e visitou 30 cidades para decifrar os mistérios da espiritualidade em todo o mundo.

Freeman disse à AFP que ao longo das viagens da produção entendeu que a religião, a crença em um deus, serve de "cimento" social. "Em quase toda sociedade, sem importar a religião, o ponto é manter as pessoas funcionando como uma unidade".

A produção teve acesso a "deusas viventes" no Nepal, a suposta coroa de espinhos de Jesus na catedral de Notre Dame en Paris, a uma "médium" no Vietnã, e à basílica da Natividade em Belém.

O produção da terceira temporada foi adiada após as acusações de assédio sexual contra o vencedor do Oscar, mas o canal decidiu manter o programa após uma investigação.

"Não", foi a resposta seca do ator de 81 anos após ser perguntado se as acusações afetaram sua reputação e sua carreira.

A série entra em detalhe na análise da religião, dos rituais. "Uma das coisas que nos orgulha é que realmente mostramos à luz da bondade e bem-estar", disse Lori McCreary, produtora-executiva da série junto a James Younger e Freeman.

.