O incêndio na Catedral de Notre-Dame, no Centro de Paris, na França, na tarde de segunda-feira, 15, pode estar relacionado a obras de restauração que estavam sendo feitas no edifício, que começou a ser construído em 1163 e foi concluído em 1345. As informações foram passadas por equipes de bombeiros que atuam na tentativa de conter as chamas, mas a Prefeitura de Paris e a polícia francesa informaram que ainda é cedo para apontar as causas do acidente.
Desde 1991 a catedral, que recebe 13 milhões de visitantes por ano, passa por uma série de reformas em suas estruturas internas e externas. Em 2014, o novo sistema de iluminação do mais importante templo religioso do país foi inaugurado. As chamas destruíram o campanário que se destaca na construção. Imagens da torre ruindo viralizaram nas redes sociais e aumentaram a comoção internacional sobre a destruição parcial da catedral.
BREAKING: The Notre Dame Cathedral's spire has fallen pic.twitter.com/ya1bNYvgNX
%u2014 Ryan Saavedra (@RealSaavedra) 15 de abril de 2019
A catedral passava por um processo de restauração em sua torre estimado em US$ 6,8 milhões (R$ 26,8 milhões). O fogo teria começado na base da torre, de onde podem ser vistas chamas e fumaça preta. As chamas se projetam, além de seus dois sinos torres, segundo testemunhas. Na semana passada, várias estátuas que ficam no telhado da construção foram retiradas de guindaste pelas equipes de restauração.
A Prefeitura de Paris isolou o local e está montando um grande efetivo para combater as chamas. A catedral é um dos principais pontos turísticos da cidade. "Um terrível incêndio está em curso na Catedral de Notre Dame. Os bombeiros estão combatendo as chamas", disse a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, em sua conta no Twitter. "Estamos em contato com a Diocese de Paris e peço que a população respeite o perímetro de segurança."
O presidente francês, Emmanuel Macron, cancelou um discurso que faria nesta tarde sobre a crise dos "coletes amarelos" - manifestantes contrários a seu governo que há meses tomam as ruas do país em protestos - em virtude do incidente.