Jornal Estado de Minas

Tremor de magnitude 6,1 na escala Richter atinge leste de Taiwan

Um terremoto de 6 graus de magnitude foi registrado em Taiwan, nesta quinta-feira (18), causando abalo até em arranha-céus e interrupções no trânsito - informou o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês).


Na capital, Taipei, os arranha-céus sacudiram violentamente, enquanto algumas crianças tiveram de deixar suas aulas, em pânico, no leste do condado de Yilan, segundo os primeiros informes.


A imprensa local informou que o terremoto foi sentido em toda ilha. Além disso, uma estrada que liga Yilan a Hualien teve de ser fechada, devido à queda de rochas sobre a via.


O sismo aconteceu às 13h01 locais (2h01 em Brasília) a uma profundidade de 19 quilômetros no leste de Hualien. Ainda não há informações sobre vítimas.


Inicialmente, o centro de meteorologia de Taiwan relatou um sismo de magnitude 6,1.


A Agência Meteorológica do Japão advertiu que as pessoas que vivem perto da costa poderiam observar algum efeito sobre o nível do mar, mas descartaram um tsunami.


"Devido a este terremoto, as áreas costeiras do Japão podem observar leves mudanças na superfície oceânica, mas não há risco de danos", disse a agência.


No ano passado, Hualien foi atingida por um terremoto de magnitude 6,4 que deixou 17 mortos.


Taiwan se encontra perto da união de duas placas tectônicas e é afetado, regularmente, por tremores.


O pior terremoto da ilha nas últimas décadas foi um de magnitude 7,6 em setembro de 1999. Nele, 2.400 pessoas morreram.

.