Um drone da Guarda Revolucionária Iraniana sobrevoou um porta-aviões dos Estados Unidos que navegava no Golfo Pérsico, afirmou neste domingo agência de notícias Tasnim, do Irã.
A agência publicou um vídeo, sem data, no qual é possível ver um drone de cor azul claro, com a inscrição "Ababil III" em alfabeto persa e latino, decolando de uma pista deserta na costa.
O vídeo, editado com uma música típica de filmes de ação, foi gravado pela força naval da Guarda Revolucionária Iraniana, segundo a Tasnim.
Após a decolagem do aparelho, as imagens mostram uma vista aérea na qual se vê dois navios de guerra atravessando o mar e que parecem pertencer à escolta de um porta-aviões, do qual se aproxima.
Sobre a torre desta embarcação está escrito o número 69.
Durante o vídeo, são exibidas informações sobre os aviões, incluindo as aeronaves de vigilância americanos Hawkeye AWACS e de alguns aviões de combate F18.
O governo dos Estados Unidos anunciou no dia 8 de abril a inclusão da Guarda Revolucionária Iraniana na sua "lista de organizações terroristas estrangeiras".
O Conselho Supremo de Segurança Nacional iraniano anunciou no mesmo dia que considerava as forças americanas estacionadas no Oriente Médio, no Chifre da África e na Ásia Central, como "grupos terroristas".
O Irã se considera como o guardião do Golfo e denuncia a todo instante a presença militar dos Estados Unidos nesta região.
.