Um imposto criado em 2017 pela cidade americana da Filadélfia sobre bebidas açucaradas e adoçadas reduziu as vendas em 38%, de acordo com um dos primeiros estudos para avaliar os efeitos dos novos tributos.
Entre 2016 e 2017, as vendas médias caíram à metade em volume, segundo este estudo realizado com base em dados de caixas de comércios e publicado nesta terça no Jornal da Academia Americana de Medicina (Jama, na sigla em inglês).
Desde 1º de janeiro de 2017, a Filadélfia cobra tributo de 1,5 centavo por onça líquida - o equivalente a cerca de 50 centavos por litro - sobre todos as bebidas doces ou "light".
As lojas transmitiram o imposto total ou parcialmente para o consumidor, o que levou o preço da garrafa média aumentou em 24 centavos nos mercados e mais de 50 nas lojas.
Os consumidores tentaram compensar o aumento de preço fazendo compras nas lojas de fronteira da Filadélfia, onde houve um aumento nas vendas.
Levando em conta esse efeito, a queda nas vendas é estimada em 38% de um ano para o outro.
Para garantir que a queda seja devida ao imposto, os pesquisadores compararam números da Filadélfia a Baltimore, sem impostos especiais: lá, as vendas permaneceram estáveis.
Os dados confirmam um dos fundamentos teóricos da economia: se o preço de um produto aumenta, as pessoas compram menos.
Os economistas "podem ficar tranquilos sobre sua teoria", garante em tom de brincadeira à AFP Christina Roberto, professora de política de saúde da Universidade da Pensilvânia.
"Tributar as bebidas açucaradas é uma das estratégias mais eficazes para reduzir o consumo, e acho que esta política de saúde pública é óbvia", declarou quando questionada sobre o assunto.