O conglomerado de luxo francês Kering, proprietário de marcas famosas como Gucci, Yves Saint Laurent e Balenciaga, se comprometeu a contratar apenas modelos com mais de 18 anos para seus desfiles e sessões de fotos de coleções para adultos a partir de 2020.
"Somos conscientes da influência, sobretudo nas novas gerações, das imagens de nossa empresa", afirmou em um comunicado o presidente da Kering, François-Henri Pinault.
"Acreditamos que temos uma responsabilidade para estabelecer as melhores práticas possíveis no setor de luxo e esperamos criar um movimento que estimule os demais a nos seguir", completou o bilionário francês, marido da atriz mexicana Salma Hayek.
A nova política começará a ser aplicada nos desfiles para a temporada outono-inverno 2020-2021.
"O nível de maturidade fisiológica e psicológica de modelos com mais de 18 anos nos parece mais apropriado para o ritmo e as necessidades desta profissão", afirmou Marie-Claire Daveu, diretora de Desenvolvimento Sustentável e Assuntos Institucionais Internacionais do grupo.
O grupo Kering e sua rival LVMH, dona de marcas importantes como Louis Vuitton, Fendi e Dior, estabeleceram em 2017 uma "carta" comum de boas práticas que estabelecia 16 anos como idade mínima para as modelos contratadas em campanhas para adultos.
Em fevereiro do mesmo ano, o diretor de casting americano James Scully provocou debate em plena Semana da Moda de Paris ao denunciar o tratamento "sádico e cruel" de algumas empresas contra jovens modelos.
A morte na China de uma modelo russa de 14 anos, vítima de cansaço extremo em outubro de 2017, também gerou um debate sobre as condições de trabalho no mundo da moda.