Para o artista chinês Guo O Dong, o laptop preto Samsung, carregado com seis poderosos vírus, representa uma das ameaças mais assustadoras que ele pode conceber.
Nesta terça-feira (28), sua criação, intitulada "A Persistência do Caos", sacudiu o mundo da arte, ao ser arrematada por mais de US$ 1,3 milhão em um leilão online em Nova York.
Aparentemente, não há nada de especial neste Netbook de 10 polegadas, equipado com um desatualizado sistema Windows XP.
Leia Mais
Canadá proíbe próteses mamárias da Allergan por risco de câncerAdvogados acusam Chris Brown de desrespeito em caso de estuproMovimento feminista volta a propor aborto legal na Argentina em ano eleitoralTrata-se de um símbolo poderoso da ameaça que um mero laptop pode representar para o mundo todo. Os seis cavalos de troia, worms e malwares que ele carrega causaram prejuízos de pelo menos US$ 95 bilhões ao redor do mundo, segundo Guo.
Guo é um artista da Internet, "cujo trabalho critica a cultura moderna extremamente conectada", informou o site que realizou o leilão, organizado pelo grupo de cibersegurança Deep Instinct.
O computador, visto por streaming de vídeo, é inofensivo em sua apresentação para a venda - ligado, mas não conectado a qualquer rede ou à Internet.
O site responsável pelo leilão informou que é "airgapped", ou seja, suas conexões sem-fio e de Internet são feitas física e eletronicamente.
Mas ele vem com um alerta para que o comprador não ative seus programas patogênicos, o que seria possível desbloqueando sua conexão de hardware ou simplesmente usando um dispositivo USB.
O site reforça que a obra de arte é apenas para uso de pesquisa e que todos que fizeram lances afirmaram, em contrato, "não ter a intenção de disseminar qualquer malware".
Ao mesmo tempo, o site parece admitir que o comprador pode não ter dado atenção ao acordo.
"Por favor, lembre-se de que estas são amostras ativas e perigosas de malware", reforçou.
"Rodá-las de forma não restrita significa que você irá infectar a si e aos demais com malware malicioso e perigoso", acrescentou.
O comprador não foi identificado.
.