O Google embolsou cerca de US$ 4,7 bilhões em 2018 graças aos sites de notícias, mas sem compensá-los, destaca um estudo patrocinado pela indústria de meios de comunicação dos Estados Unidos publicado nesta segunda-feira.
O estudo, preparado pela News Media Alliance, retoma os argumentos do setor sobre o Google e outros gigantes on-line que prejudicariam a mídia tradicional ao dominar o ecossistema de notícias da internet e a receita de anúncios gerados por ele.
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O Google questionou o estudo, assim como alguns analistas.
"Esses cálculos são imprecisos, como vários especialistas apontam", disse um porta-voz do Google.
"O estudo ignora o valor que o Google proporciona. Todos os meses, o Google News e Google Search redirecionam mais de 10 bilhões de cliques para os sites dos editores e geram assinaturas e receitas significativas de publicidade", acrescentou.
Outros analistas também expressaram ceticismo quanto aos métodos e conclusões do estudo realizado pelo grupo de mídia, anteriormente conhecido como Associação de Jornais dos Estados Unidos.
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