O sistema europeu de navegação por satélite Galileo, concorrente do GPS dos Estados Unidos, está parcialmente fora de serviço desde sexta-feira, anunciou a Agência de Navegação por Satélite da Europa (GSA).
"O Galileo atualmente se encontra afetado por um incidente técnico relacionado a sua infraestrutura terrestre, que causou uma interrupção temporária dos serviços iniciais de navegação", afirma um comunicado.
A agência responsável pelo sistema, com sede em Praga, disse que o incidente não afeta o serviço usado para localizar e ajudar pessoas em situações de emergência em terra ou no mar, que "ainda está operacional".
O sistema, operacional desde o final de 2016, ainda está em fase piloto com serviços qualificados como "iniciais", portanto seus sinais devem ser utilizados como complemento de outros sistemas como o GPS.
O Galileo tem 22 satélites em órbita que permitem oferecer informações a usuários específicos ou meios de transporte sobre posicionamento. Sua capacidade operacional total é esperada para 2020.