Jornal Estado de Minas

Brasileiros defendem Brigitte Macron e pedem desculpas por Bolsonaro

- Foto: Reprodução?Facebook
A hashtag #DesculpaBrigitte foi assunto mais falado no Twitter na segunda-feira. Após as declarações do presidente Jair Bolsonaro sobre a esposa de seu colega, presidente da frança, Emmanuel Macron.

Bolsonaro respondeu um comentário de um internauta no Facebook, que tirava sarro da primeira-dama francesa. Na imagem publicada, foi feita uma montagem onde Brigitte foi comparada com a primeira-dama brasileira, Michelle Bolsonaro. A postagem dizia: “Entende agora porque Macron persegue Bolsonaro?”. O presidente reagiu comentando “Não humilha, cara kkkkk”.

 

A piada foi feita pela diferença de idade entre as primeiras-damas. Brigitte tem 66 anos e Macron 41. Já Michelle tem 37 anos e Bolsonaro, tem 66 anos.
  

Macron e Bolsonaro vem trocando farpas após as declarações do presidente francês sobre as queimadas na Amazônia.

Em meio a crise, Macron afirmou que Bolsonaro “mentiu” e se mostrou contrário ao acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul.

O governo brasileiro viu na declaração de Macron, uma violação à soberania. O deputado, Eduardo Bolsonaro, filho do presidente, publicou um vídeo no Twitter que dizia que o francês era “idiota”.

Em entrevista coletiva durante a cúpula do G7, na França, Macron lamentou os comentários “extraordinariamente desrespeitosos” de Bolsonaro sobre Brigitte, dizendo-se “triste por ele e pelos brasileiros”.

 

 “O que eu posso dizer a vocês? É triste, mas é em primeiro lugar triste para ele e para os brasileiros” declarou acrescentando que espera que o Brasil “tenha um presidente a altura”, disse. “Acho que os brasileiros, que são um grande povo, têm um pouco de vergonha de esse comportamento e esperam que um presidente se comportamento e esperam que um presidente se comporte bem em relação aos outros”, completou.

 

TRÉPLICA


Bolsonaro voltou a criticar o chefe do executivo francês após a entrevista de Macron. Em seu perfil no Twitter o presidente públicou: “Não podemos aceitar que um presidente, Macron, dispare ataques descabidos e gratuitos à Amazônia nem que disfarce suas intenções atrás da ideia de uma ‘aliança’ dos países do G-7 para ‘salvar’ a Amazônia, como se não fôssemos uma colônia ou uma terra de ninguém”, escreveu o presidente.




 #DESCULPABRIGITTE


 A primeira-dama da França anunciou nesta segunda-feira um novo projeto de escola para adultos desempregados.
A partir de setembro, Brigitte, que é uma professora aposentada, voltará às salas de aula para ensinar literatura. Até 2015, Brigitte ensinou literatura e teatro em escolas francesas.

Após o comunicado vários brasileiros começaram utilizar a hashtag #DesculpaBrigitte em forma de protesto às declarações do presidente Bolsonaro. A tag chegou a ser a mais comentada no Brasil, durante a tarde.

*A estagiária está sob supervisão 

 

.