Jornal Estado de Minas

Ataque deixa um morto e dez feridos em centro educacional na Finlândia

Uma pessoa morreu e dez ficaram feridas depois de serem atacadas nesta terça-feira em um centro de ensino profissionalizante em Kuopio, no centro-leste da Finlândia, informaram autoridades locais.

"Os policiais fizeram uso de suas armas. Um agressor foi preso. Os feridos foram evacuados", declarou a polícia em um comunicado.

As circunstâncias do ataque ainda estão confusas, bem como as motivações do suspeito.

De acordo com a imprensa local, o suspeito, um homem que está entre os feridos, invadiu na parte da manhã uma aula no instituto de formação profissional de Savo, que acolhe alunos do ensino médio e adultos, munido de um sabre.

"Ele atingiu uma jovem no pescoço com um sabre e depois no abdômen", contou uma testemunha à imprensa local.

O agressor também acionou "uma espécie de pequena bomba de fabricação caseira", acrescentou.

Outra testemunha, Roosa Kokkonen, que trabalha perto do estabelecimento, disse ao canal MTV que uma professora saiu correndo com sangue nas mãos.

Embora crimes violentos sejam relativamente raros no país nórdico de 5,4 milhões de habitantes, a Finlândia já viveu dois assassinatos em massa em escolas no final dos anos 2000.

Em 2007, um jovem de 18 anos matou sete estudantes e o diretor de uma escola em Tuusula, ao norte de Helsinque, antes de se matar.

Em setembro de 2008, um estudante matou 10 pessoas em uma escola profissional em Kauhajoki (oeste), antes de também se matar.

Em agosto de 2017, um requerente de asilo marroquino de 22 anos esfaqueou fatalmente duas mulheres e feriu outras oito em Turku (sudoeste da Finlândia).

Abderrahman Bouanane foi condenado em junho de 2018 a prisão perpétua por assassinato e tentativa de assassinato de caráter terrorista.

.