Dois cineastas panamenhos buscam recuperar a memória histórica de seu país com o primeiro longa-metragem que narra a invasão dos Estados Unidos em 1989, que encerrou o regime de Manuel Antonio Noriega.
O filme "Operação Causa Justa", dos diretores Luis Pacheco e Luis Franco, narra as horas anteriores e posteriores à intervenção militar, em uma obra de ficção baseada em fatos reais.
"O principal objetivo é manter a história viva para que não seja esquecida. (A invasão) não é algo que deve ser deixado de lado. Ainda há uma série de questões pendentes a serem fechadas, especialmente para as vítimas e suas famílias", Pacheco disse à AFP.
A ideia é "contar a versão panamenha dos fatos, uma versão contada por quem estava lá, não é a versão externa", acrescentou Pacheco sobre a produção panamenha, que conta com o apoio da Colômbia.
O filme é estrelado pelos panamenhos Patricia De León, Arian Abadi e Anthony Anel e a colombiana Aida Morales. Conta a história de um oficial panamenho traído por seus superiores e um jovem que tenta impedir que seus amigos saiam para o combate.
Em 20 de dezembro de 1989, cerca de 27.000 soldados americanos invadiram o Panamá para derrubar Noriega, reivindicada por um tribunal de Miami por acusações de tráfico de drogas.
Oficialmente, o número de mortos durante a invasão é 500, mas as organizações de direitos humanos apontam milhares de vítimas.
.