Jornal Estado de Minas

Descoberta na Indonésia, maior flor do mundo tem cheiro de carne podre


Os conservacionistas indonésios afirmaram que encontraram a maior espécime do que é considerada a maior flor do mundo. A gigante Rafflesia tuan-mudae avistada - uma flor vermelha com manchas esbranquiçadas nas pétalas enormes - mede 111 centímetros de diâmetro.



É maior do que outra avistada há vários anos nas florestas do oeste de Sumatra, medindo 107 centímetros. "Esta é a maior Rafflesia tuff-mudae conhecida", disse Ade Putra, da Agência de Conservação da Agam, em Sumatra. A floração dura apenas uma semana antes de começar a murchar e apodrecer, acrescentou.

A flor foi nomeada Rafflesia pelo colonizador inglês Sir Stamford Raffles, que viu uma na Indonésia no início do século XIX. A espécie cresce em vários países do sudeste da Ásia, incluindo Filipinas, onde foi encontrada uma flor de 100 centímetros de diâmetro.

A flor imita o cheiro de carne podre para atrair insetos. Mas não é a única que tem esse cheiro. A v titanum indonesia, uma flor em forma de falo, pode atingir três metros de altura.