Vários eurodeputados britânicos do Partido do Brexit deixaram nesta sexta-feira a Eurocâmara com destino a Londres, em uma encenação cuidadosa com bandeira britânica e gaita de fole incluídas.
"Adeus! Nós não voltaremos", gritou a deputada Ann Widdecombe, antes da pequena delegação entrar nos táxis em direção à estação para pegar o trem até Londres.
Rupert Lowe se diz "feliz" por voltar. "Se acreditam na democracia, sigam o nosso exemplo (...). Nós levamos nossa soberania para casa. É o que o povo britânico quer", acrescenta o deputado da formação populista de direita.
O presidente do partido, Nigel Farage, já havia deixado a Europa continental na noite de quarta-feira após a histórica ratificação pela Eurocâmara do acordo de divórcio que encerra 47 anos de adesão do Reino Unido ao bloco.
A bandeira britânica será hasteada pela última vez nesta sexta-feira nas instituições europeias, antes que os britânicos deixem a UE às 23h00 GMT.
O Reino Unido continuará, no entanto, a respeitar as regras europeias até o final do ano, período de transição durante o qual um futuro acordo comercial e político deverá ser negociado nos dois lados do Canal da Mancha.