Entre precedentes históricos e fantasias do "filme de zumbis", os vírus são uma fonte de medo no inconsciente coletivo, e as autoridades, como a mídia, devem pesar suas palavras sobre o novo coronavírus chinês, ara não criar pânico irracional, de acordo com especialistas entrevistados pela AFP.
- Por que os vírus provocam medo?
"As doenças epidêmicas são fonte de medo inato porque o inimigo é invisível a olho nu", explica o professor Adam Kamradt-Scott, especialista australiano em doenças infecciosas.
Isso é particularmente verdadeiro para os vírus, já que existem "poucos medicamentos, ao contrário das bactérias, que combatemos com antibióticos", acrescenta outro pesquisador australiano, o professor Sanjaya Senanayake.
E no inconsciente coletivo, esse medo de epidemia ocupa um lugar especial: "é o medo da guerra de cada um contra cada um", observa Laurent-Henri Vignaud, historiador francês da ciência.
"É o medo de que o Outro - vizinho, irmão, irmã, pais... - se torne um perigo que deve ser evitado", continua ele.
"É nesse cenário psicológico que se passa os filmes de terror em que as pessoas são contaminadas e se tornam zumbis".
"É extremamente destrutivo porque questiona o vínculo social", segundo Vignaud.
"A especificidade das doenças contagiosas é que temos medo dos doentes. Isso muda a natureza da ameaça".
Último fator suscetível de alimentar o medo: o fato de um vírus ser novo, portanto desconhecido, independentemente de seu real perigo.
- Exemplos históricos?
"O que vem à mente imediatamente é a peste" (uma doença que não é causada por um vírus, mas por um bacilo) na Idade Média, observa Vignaud, mencionando "o conceito de patocenose".
"Inventado pelo historiador Mirko Grmek (1924-2000), mostra que cada época tem sua doença", continua o historiador francês.
Segundo esse conceito, "dependendo do contexto econômico, político, social, esta ou aquela doença é concretamente, mas também psicologicamente, uma ameaça maior do que outra: é uma espécie de competição entre doenças contagiosas e certas se impõem de acordo com o contexto".
"Por exemplo, a cólera e a tuberculose foram as duas principais doenças que aterrorizaram o século XIX, e estão ligadas à urbanização, com água suja, superlotação e moradias insalubres", analisa Vignaud.
Hoje, segundo ele, "há um efeito de época ligado ao medo de uma pandemia global".
"É a contraparte da globalização: o lado bom é que você pode voar e ir a qualquer lugar do planeta em poucas horas. O lado ruim é que, de repente, o vírus também pode viajar", acrescenta.
- Qual a atitude das autoridades?
"A comunicação é a chave", considera a cientista australiana Raina MacIntyre. "As autoridades sanitárias devem fornecer informações transparentes, que não escondam nada, mas sem criar pânico".
"É um equilíbrio delicado", reconhece o professor Senanayake.
Informar bem é importante, sublinha MacIntyre: "pode ajudar a reduzir o risco de infecção, graças a conselhos aos viajantes ou recomendações sobre estratégias de prevenção" (uso de máscaras, lavagem das mãos etc.)
No entanto, é preciso evitar passar sentimentos exagerados.
"Após a epidemia de gripe A/H1N1 de 2009, a OMS foi questionada porque emitiu imediatamente o alerta máximo", lembra Vignaud. "A comunicação foi muito mal feita, as autoridades não conseguiram transmitir dados objetivos e isso pode causar pânico".
"Para manter a confiança do público, é importante que as autoridades de saúde sejam honestas sobre o que sabem sobre uma epidemia e também sobre o que não sabem", estima o professor Kamradt-Scott.
Outro ponto importante, segundo ele: à medida que a epidemia avança, as autoridades devem poder "contrariar teorias da conspiração e boatos".
- Qual o papel da mídia?
"A mídia tem uma responsabilidade crucial: deve divulgar apenas informações verificadas e factuais, e evitar especulações e exageros o máximo possível", diz o professor Kamradt-Scott.
"O simples fato de falar o dia todo sobre um assunto, mesmo com a intenção de informar, pode criar preocupações", comenta o professor Senanayake.
"No entanto, é papel da mídia manter o público informado sobre novos desenvolvimentos de uma história", continua ele, observando que essa epidemia "está apenas no início e que aprendemos coisas novas todos os dias".
"Por outro lado, há a questão das redes sociais, uma área nebulosa onde coexistem informações excelentes e falsas", conclui o professor Senanayake.