Prevista para acontecer em Londres na próxima semana, a segunda rodada de negociações sobre a futura relação entre o Reino Unido e a União Europeia (UE) foi cancelada por causa da pandemia de coronavírus, informou uma fonte à AFP nesta quinta-feira (12).
"Ambas as partes estão atualmente explorando formas alternativas de continuar as discussões, incluindo se seria possível fazer uso das videoconferências", especificou essa fonte, que justifica a decisão por causa da pandemia.
Após a primeira rodada, em Bruxelas, os negociadores de ambos os lados deveriam continuar as discussões entre os dias 18 a 20 de março na capital britânica.
O objetivo é chegar a um acordo sobre a futura relação antes do próximo 31 de dezembro, por uma negativa de Londres de prorrogar a negociação para mais adiante.
Em paralelo, a Comissão Europeia decidiu prorrogar o trabalho feito de casa para os seus funcionários "não essenciais", disse a presidente da instituição, Ursula von der Leyen, em um e-mail interno.
"À medida que pode afetar a nossa vida cotidiana, é necessário seguir o conselho dos especialistas e aplicar as medidas de distanciamento social no trabalho", aponta a titular da Comissão.
Na Comissão, foram registrados seis casos de contágio. Um terço dos funcionários, cerca de nove mil deles, já trabalha de casa.