Jornal Estado de Minas

BC Europeu lança mecanismo de compra de bônus por 750 bilhões de euros

O Banco Central Europeu (BCE) anunciou nesta quarta-feira o lançamento de um mecanismo de 750 bilhões de euros para a compra de títulos das dívidas pública e privada, para tratar de reduzir os efeitos da pandemia do coronavírus.

O Programa de Compras de Emergência por Pandemia terá caráter temporário e estará em vigor até que o BCE considere que "a fase crítica do coronavírus COVID-19 está superada, mas em qualquer caso seguirá até o final deste ano", destaca um comunicado da instituição.

O anúncio ocorre apenas seis dias após o mesmo BCE anunciar um pacote de estímulo a bancos que não conseguiu acalmar os mercados financeiros.

Este novo pacote para a compra de bônus da dívida foi anunciado após os 25 integrantes do Conselho do BCE realizarem uma teleconferência.

Em sua nota, o BCE afirma que está "comprometido em desempenhar seu papel de apoiar os cidadãos da zona do euro neste momento extremamente desafiador".

O Conselho do BCE também assinalou que está pronto para relaxar algumas restrições sobre a compra de bônus para ajudar potencialmente países como a Itália.