(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CORONAVÍRUS NA ARGENTINA

Argentina define exceções no isolamento da COVID-19

Pessoas com deficiências, além de bancos e oficinas mecânicas, ganham liberdade, mas de forma limitada


postado em 12/04/2020 16:06 / atualizado em 12/04/2020 19:03

Decreto do presidente Alberto Fernández, que despacha na Casa Rosada, regulamentou circulação e funcionamento durante a pandemia(foto: Julian Zapata/Pixabay)
Decreto do presidente Alberto Fernández, que despacha na Casa Rosada, regulamentou circulação e funcionamento durante a pandemia (foto: Julian Zapata/Pixabay)

Se muitos brasileiros consideram ruins as restrições de circulação e atividades comerciais impostas devido à pandemia de COVID-19 é porque talvez não saibam como estão nossos vizinhos argentinos. Lá, o governo impoôs regime bem mais severo e neste fim de semana oficializou nova lista de atividades que podem ser realizadas durante a quarentena geral contra o coronavírus, que vai pelo menos até o dia 26.

Existem pessoas que poderão circular e empresas poderão reabrir, embora em muitos casos de forma limitada. Tudo foi decidido depois de discussões entre o presidente Alberto Fernández e os governadores das províncias, além de membros do comitê criado para combater o alastramento do novo coronavírus.

O objetivo é tentar garantir algumas atividades econômicas essenciais, mantendo o isolamento social para impedir a propagação da doença. O país vizinho soma mais de 2 mil infectados e quase 100 mortes por COVID-19.

Liberação para sair

Pelas novas regras, estão liberadas para sair, por exemplo, “pessoas com deficiência, incluídas as com transtorno do espectro do autismo”, para breves passeios nas proximidades da residência, juntamente com um membro da família ou tutor, sempre identificados, bem como prestadores de serviços profissionais em domicílio para pessoas com alguma incapacidade.

Já as atividades econômicas vão aos poucos sendo liberados, com o atendimento ao público pelos bancos, desde que adotados turnos. As oficinas mecânicas e borracharias poderão funcinar, mas “exclusivamente para transporte público, veículos das forças de segurança e das forças armadas, veículos afetados por benefícios à saúde ou pessoal autorizado a dirigir, de acordo com as normas vigente”.

Já as lojas de auto-peças e peças para motos e bicicletas somente na modalidade porta a porta..O mesmo vale para livrarias e locais de venda de suprimentos de informática. “Em nenhum caso o público poderá ser assistido”, diz o decreto.

O que é o coronavírus?

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.

Como a COVID-19 é transmitida?

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia


Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o coronavírus é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

Especial: Tudo sobre o coronavírus 

Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa

Coronavírus é pandemia. Entenda a origem desta palavra



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)