Jornal Estado de Minas

Governo dos EUA descarta ajuda financeira para estados "mal administrados" antes da crise

Os estados americanos "mal administrados" financeiramente antes da pandemia de coronavírus não receberão ajuda do governo federal, afirmou o secretário do Tesouro dos Estados Unidos Steven Mnuchin nesta terça-feira(28).

"Os estados que foram mal administrados antes não receberão auxílio financeiro federal", disse Mnuchin ao canal Fox Business quando lhe perguntaram sobre a possibilidade de ajudar Illinois.



Illinois pediu US$ 40 bilhões em ajuda, incluindo US$ 10 bilhões para resolver dificuldades preexistentes, de acordo com um jornalista da rede americana.

Mnuchin não descartou, no entanto, possíveis auxílios federais a Nova York ou ao estado vizinho de Nova Jersey, que têm despesas "muito, muito altas" relacionadas à pandemia.

"Já lhes enviamos dinheiro, o que lhes permitirá financiar especificamente as despesas associadas ao coronavírus e não à perda de receita", afirmou.

O secretário do Tesouro apontou que, em qualquer caso, seria necessário obter um amplo consenso entre republicanos e a oposição democrata para conceder ajuda aos estados.

"Os dois últimos projetos de lei (relacionados à ajuda financeira) foram adotados com entendimentos unânimes", lembrou ele, acrescentando que considera "saudável" o debate sobre os critérios de concessão de ajuda federal.