A agência americana reguladora de medicamentos e alimentos Food and Drug Administration (FDA) autorizou o uso do antiviral remdesivir para o tratamento de pacientes com o novo coronavírus, anunciou nesta sexta-feira (1) o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O uso deste antiviral feito pelo laboratório americano Gilead Sciences foi aprovado depois que um grande teste clínico mostrou que reduz o tempo de recuperação em alguns pacientes com o novo coronavírus. Foi a primeira vez que um medicamento mostrou eficácia contra a doença.
Leia Mais
Diretor-geral da OMS evita rebater ataques de Trump e BolsonaroCoronavírus: Trump fala da situação do Brasil e criticou a SuéciaEscolas do estado de Nova York fecharam até o final do ano letivoProtesto contra quarentena de COVID-19 na CalifórniaA empresa anunciou anteriormente que doaria cerca de 1,5 milhão de doses. Isso equivale a aproximadamente 140 mil tratamentos, com base em uma duração de 10 dias.
O remdesivir, que é administrado por injeção, já estava disponível para alguns pacientes que se inscreveram ou participaram dos testes. A aprovação permite que seja distribuído muito mais amplamente e usado por adultos e crianças hospitalizadas que estão gravemente doentes.
A FDA, que deu luz verde a esse uso emergencial, define como estado de gravidade aquele com os baixos níveis de oxigênio no sangue, o que torna necessário receber oxigenoterapia ou estar conectado a um respirador.
Resultados encorajadores
O Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos (NIAID) divulgou na quarta-feira resultados encorajadores de um teste clínico envolvendo mais de 1.000 pessoas. Essa pesquisa revelou que pacientes hospitalizados com COVID-19 com dificuldade respiratória melhoraram mais rapidamente do que aqueles que receberam um placebo.Especificamente, os pacientes que tomaram o medicamento tiveram um tempo de recuperação 31% mais rápido. "Embora os resultados tenham sido claramente positivos do ponto de vista estatístico, eles foram modestos", disse na quinta-feira Anthony Fauci, cientista que lidera o NIAID e um dos principais conselheiros de Trump nesta pandemia.
Como funciona o remdesivir
Mas, embora não seja considerado uma cura milagrosa, o estudo com remdesivir pode abrir caminho para melhores tratamentos, de acordo com Fauci. O remdesivir é incorporado ao genoma do vírus, causando um curto-circuito no processo de replicação.O que é o coronavírus?
Como a COVID-19 é transmitida?
Como se prevenir?
Quais os sintomas do coronavírus?
Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
Em casos graves, as vítimas apresentam:
- Pneumonia
- Síndrome respiratória aguda severa
- Insuficiência renal
Mitos e verdades sobre o vírus
Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:
Gráficos e mapas atualizados: entenda a situação agora
Vitamina D e coronavírus: o que já sabemos
Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa
Animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial
Coronavírus x gripe espanhola em BH: erros (e soluções) são os mesmos de 100 anos atrás
Vídeo: coronavírus, quando isso tudo deve acabar?