Jornal Estado de Minas

Coronavírus

Obama chama de 'desastre caótico' ações de Trump contra COVID-19

O ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama disse que a forma como seu sucessor Donald Trump gerencia o combate à pandemia de coronavírus tem sido "um desastre caótico absoluto", divulgou a imprensa americana neste sábado (09/05). Obama fez as duras críticas, as mais explícitas apresentadas por ele até agora, durante uma conversa telefônica de meia hora com ex-colaboradores de seu governo na noite de sexta-feira e da qual o Yahoo News obteve uma gravação.



No diálogo, o ex-presidente democrata mencionou a resposta à crise da saúde para se referir à necessidade de escolher bons líderes e pedir a seus ex-conselheiros que se envolvam na campanha de Joe Biden, seu ex-vice-presidente e virtual candidato democrata à presidência em novembro contra Trump.


"As próximas eleições, em todos os níveis, são muito importantes porque não enfrentaremos apenas um indivíduo ou um partido político", disse ele, segundo declarações divulgadas por vários meios de comunicação. E acrescentou que o verdadeiro adversário são "tendências de longo prazo", como "ser tribal, ser dividido, ver os outros como inimigos", que ameaçam se estabelecer na "vida americana".


Avisos descartados

Ainda muito popular entre os democratas, Obama já havia sugerido que o bilionário republicano havia "descartado avisos" sobre os riscos de uma pandemia. Os adversários de Trump acusam o presidente de ter minimizado a ameaça primeiro e depois de dar instruções contraditórias e confusas, entre pedidos de cautela e pressa de reativar a economia.





Na conversa de sexta-feira (08/05), Obama também se referiu à controversa decisão do Departamento de Justiça de encerrar o caso contra Michael Flynn, ex-consultor de Trump processado por mentir sobre seus contatos com um diplomata russo.


"Não há precedente que possa ser encontrado para uma pessoa acusada de perjúrio se safar", afirmou Obama. "Esse é o tipo de coisa com que você começa a se preocupar com o fato de que nosso entendimento básico, não apenas normas institucionais, mas nosso entendimento básico do estado de direito está em risco".


Campanha eleitoral

"Quando você segue esse caminho, isso pode acontecer muito rapidamente, como vimos em outros lugares", acrescentou, e pediu para não subestimar o evento. Diante dessa situação, enfatizou, há uma razão para apoiar seu ex-vice-presidente. "É por isso que gastarei o tempo necessário para fazer campanha o mais intensamente possível por Joe Biden", declarou.



O que é o coronavírus?

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.

 

Como a COVID-19 é transmitida?

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.



Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia


Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

Gráficos e mapas atualizados: entenda a situação agora
Vitamina D e coronavírus: o que já sabemos
Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa
Animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial
Coronavírus x gripe espanhola em BH: erros (e soluções) são os mesmos de 100 anos atrás
Vídeo: coronavírus, quando isso tudo deve acabar?