As alpacas, um dos camelídeos andinos, possuem anticorpos que podem bloquear o novo coronavírus em um possível tratamento, disse uma pesquisa da Universidade Cayetano Heredia, no Peru. A investigação utilizou quatro alpacas para os testes e suas conclusões coincidem com um trabalho belga realizado com lhamas, outro camelídeo andino, divulgado recentemente.
Leia Mais
Dúvidas sobre o desconfinamento aumentam ante uma pandemia que não dá tréguaCoronavírus provoca graves danos à economia e países avançam no desconfinamentoObama chama de 'desastre caótico' ações de Trump contra COVID-19Elon Musk ameaça mudar sede da Tesla por causa de quarentenaDe acordo com a pesquisa, os camelídeos têm um tipo diferente de anticorpos, os de cadeia pesada (HCAb), que são usados para gerar VHH ou nano anticorpos úteis para o diagnóstico e tratamento de várias doenças, por meio de técnicas de biologia molecular.
"Você pode usar o VHH de alpacas para detectar anticorpos contra a COVID-19 que as pessoas infectadas adquirem e que foram gerados entre uma e duas semanas após o contágio", diz a cientista. "As terapias com VHH - como com outros anticorpos chamados monoclonais - seriam específicas contra o vírus", diz a Dr. Herrera.
Competição com o Sars-CoV-2
Ela explicou que "os VHH são muito específicos, se ligam a essas proteínas e, portanto, o vírus não se ligaria mais à célula, não a invadira e não se espalharia. É como se a VHH competisse com o vírus e não permitisse sua entrada."
A pesquisa, liderada pelo Dr. José Espinoza, não descarta que esses anticorpos possam ser utilizados para produzir uma vacina, algo que deve demorar meses. "Nosso laboratório possui toda a plataforma necessária para começar a gerar esses VHHs. No momento, não iniciamos porque buscamos recursos para realizar o projeto", afirmou Herrera.
A equipe da Universidade Cayetano Heredia, localizada em Lima, pesquisa nanocorpos desde 2012.
O Peru, que está em confinamento desde 16 de março até 24 de maio, é um dos países mais afetados da região, atrás do Brasil, com mais de 61.000 infecções e mais de 1.700 mortes por COVID-19.
O que é o coronavírus?
Como a COVID-19 é transmitida?
Como se prevenir?
Quais os sintomas do coronavírus?
Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
Em casos graves, as vítimas apresentam:
- Pneumonia
- Síndrome respiratória aguda severa
- Insuficiência renal
Mitos e verdades sobre o vírus
Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:
Gráficos e mapas atualizados: entenda a situação agora
Vitamina D e coronavírus: o que já sabemos
Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa
Animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial
Coronavírus x gripe espanhola em BH: erros (e soluções) são os mesmos de 100 anos atrás
Vídeo: coronavírus, quando isso tudo deve acabar?