O CEO da Tesla, Elon Musk, disse que está pronto para mudar a sede da montadora de carros elétricos da Califórnia (EUA) e que vai brigar nos tribunais para reabrir sua fábrica. Na sexta-feira (08/05), autoridades locais disseram que a fábrica não poderia reabrir por causa dos esforços para combater o avanço da pandemia do novo coronavírus.
Leia Mais
Coronavírus: as posturas conflitantes de Elon Musk e Mark Zuckerberg diante da pandemiaAlpacas podem bloquear novo coronavírus, segundo pesquisa peruanaObama chama de 'desastre caótico' ações de Trump contra COVID-19Nova York prorroga isolamento contra COVID-19 até 7 de junhoCOVID-19 é suspeita de provocar síndrome que matou crianças em NYEstudo americano indica que maioria dos recuperados da COVID-19 carrega anticorpos"A Tesla está entrando com uma ação contra o condado de Alameda imediatamente", disse Musk no Twitter neste sábado. "O chefe interino de Saúde não eleito e ignorante de Alameda está agindo contrariamente ao governador, ao presidente, às nossas liberdades constitucionais e ao bom senso."
O departamento de saúde do condado não respondeu imediatamente a um pedido para comentar o assunto.
Retomada de produção
A Tesla tentou inicialmente permanecer aberta em março, mas acabou interrompendo a produção no dia 23 daquele mês. A companhia esperava retomar a produção em 4 de maio, um dia após a data prevista para o relaxamento das restrições, mas as medidas foram prorrogadas na semana passada até o fim de maio.
Depois que o governador da Califórnia, Gavin Newsom, disse na quinta-feira que o estado começaria a reabrir algumas empresas, Musk aplaudiu a notícia no Twitter e enviou um memorando a seus funcionários dizendo que a fábrica iria retomar as operações na sexta-feira. Horas depois, no entanto, o Departamento de Saúde Pública da Alameda disse que a Tesla havia sido informada de que ainda não poderia reabrir.
"Francamente, essa é a gota d'água", disse Musk no Twitter. "A Tesla agora mudará sua sede e futuros programas para o Texas/Nevada imediatamente. "A manutenção das atividades em Fremont vai depender de como a Tesla será tratada no futuro. A Tesla é a última montadora que resta na Califórnia."
Musk disse em março que a companhia estava procurando um local para uma nova fábrica nos EUA. "Os incentivos desempenham um papel, mas também os custos de logística, acesso a uma grande força de trabalho com uma ampla gama de talentos e qualidade de vida", disse na época ao Wall Street Journal.