“Ele nunca vai ver ela se formar. Ele nunca vai subir com ela no altar. Se ela tiver um problema, ela não pode mais chamar o pai”. Foi assim que a mãe da filha de George Floyd, negro americano assassinado por um policial branco na semana passada, em Minneapolis, nos Estados Unidos, iniciou seu pronunciamento para imprensa, nesta terça-feira. Roxie Washington é mãe de Gianne Floyd, de apenas seis anos.
Leia Mais
Estados Unidos: Nova autópsia indica que George Floyd morreu asfixiadoEx-campeão mundial de boxe Mayweather pagará funeral de George Floyd Morte de George Floyd foi homicídio por compressão do pescoço, diz necropsiaEndurecem acusações contra policial que asfixiou Floyd Ex-presidente Bush pede aos Estados Unidos fim do 'racismo estrutural'Protestos nos Estados Unidos se intensificam apesar da promessa Trump de restaurar a ordemAmigo de George Floyd e ex-jogador de basquete, Stephen Jackson também estava presente na coletiva. Segundo ele, os dois se conheceram ainda no Texas (estado natal de Floyd) e eram chamados de “Twins”, que na tradução significa “gêmeos”. Nesta terça, Jackson pediu justiça e reivindicou a prisão dos outros três policiais que estavam presentes durante o assassinato de Floyd.
“Isso não faz sentido, nós todos dizemos isso. Aqui, está cheio de câmeras com a intenção de gravar. Então, vocês têm isso para depois e podem provar o que aconteceu hoje. Quando vocês publicam essas filmagens no noticiário, vocês esperam que as pessoas acreditem que o vídeo é real. Estou certo ou errado? Por que isso não é tão simples?”, comentou.
Após Roxie dizer que sua filha não terá o pai para levá-la ao altar, Jackson garantiu que ele assumirá esse papel. “Sabe de uma coisa? Eu vou com ela para o altar, eu vou estar ao lado dela. Eu vou estar aqui para conseguir justiça para meu irmão”, finalizou.
Ainda pedindo justiça e a prisão dos outros policiais envolvidos na morte de George Floyd, o advogado Chris Stewart foi adiante.
“As fotos nunca morrem, mas a Justiça nunca chega e isso acontece de novo. Ninguém estava dizendo que todos os policiais que estão lá fora estão tentando matar alguém, mas quando alguma pessoa infringe a lei, ela deve ser responsabilizada. E isso sempre acontece com afro-americanos, é um círculo. Você cria um afro-americano que não tem um dos pais. Qual a razão pela qual Gianna não tem o pai? A gente tem que acabar com esse círculo. Vamos lutar, assegurar que haja novas políticas e que como essa investigação que foi anunciada hoje, nós queremos novos passos”, defendeu.
Prisão
Até o momento, apenas um policial foi preso devido à morte de George Floyd. Derek Chauvin foi acusado na sexta-feira (29) de assassinato em terceiro grau e homicídio culposo (quando não há a intenção de matar) em segundo grau.
Além dele, outros três policiais estavam na operação que culminou na morte de Floyd. Todos foram demitidos da polícia, mas, até o momento, apenas Chauvin foi preso.