A Google anunciou nesta segunda-feira que começou a adicionar indicações de verificação de dados, ou fact-ckecking, às imagens, como parte de seus esforços para impedir informações visualmente enganosas.
As novas indicações serão acrescentadas aos vídeos e fotos que aparecem nos resultados das buscas feitas no Google Imagens, informou a gigante da tecnologia.
A empresa mostrou como funciona o sistema de verificação com uma ilustração de um conjunto de imagens falsas que circularam amplamente e mostram o que seriam tubarões nas ruas de Houston após um furacão em 2017.
"Os vídeos e fotos são uma forma incrível de ajudar as pessoas a entender o que acontece no mundo. Mas o poder dos meios visuais tem suas armadilhas, principalmente quando há dúvidas envolvendo a origem, autenticidade ou contexto de uma imagem", disse o gerente de produtos da Google, Harris Cohen.
As novas indicações irão se apoiar na base de dados ClaimReview, administrada por verificadores independentes. "Agora, quando se faz uma busca no Google Imagens, aparece uma indicação "Fact Check" abaixo dos resultados em miniatura das imagens", explicou Cohen. "Quando você clicar em um desses resultados para ver a imagem em formato maior, aparecerá um resumo da verificação dos dados que aparecem na página web associada."
Segundo a Google, as menções não irão afetar a classificação das buscas. "Nossos sistemas são desenvolvidos para mostrar as informações mais relevantes e confiáveis disponíveis, inclusive das fontes que proporcionam verificação de informações", assinalou Cohen.