Izzy estava tão fraca que mal conseguia ficar em pé quando foi encontrada junto a outros cachorros em um terreno no Catar, um país rico do Golfo onde muitos animais domésticos foram abandonados em meio à crise do coronavírus.
Leia Mais
Depois do confinamento, a crise encurrala as pequenas empresasEx-presidente argentino Carlos Menem é internado na UTITriatleta sul-coreana se suicida por causa de abusos dos treinadoresVídeo de mulher sufocando cachorro com salto alto foi gravado nas Filipinas por casal com feticheMenino de 6 anos atacado por cachorro para salvar a irmã comove famososNo entanto, muitos outros animais de estimação tiveram menos sorte. Com a desaceleração econômica causada pela pandemia, muitas famílias expatriadas deixaram o país, abandonando seus animais.
"Tivemos uma onda de pedidos de ajuda. Já recebemos alguns", confirma à AFP Alison Caldwell, co-fundadora do abrigo para animais Paws (patas em inglês), que salvou Izzy.
Os animais de rua estão expostos a muitos perigos, os quais no Catar se somam às altas temperaturas de verão que chegam aos 50 graus.
Nos primeiros dias da epidemia, a Paws testemunhou um aumento do número de abandonos, porque algumas famílias temiam que seus animais fossem um foco de infecção. Outros ficaram sozinhos quando seus donos adoeceram.
Desde março, o vírus deixou 113 mortes no Catar dos 95.000 casos registrados. O país possui 2,75 milhões de habitantes.
"Já tivemos um pequeno fluxo, mas não há nada que possamos realmente fazer", lamenta Alison Caldwell. A Paws estima que existem dezenas de milhares de animais de rua no Catar.
"Amigos de voo"
Izzy foi adotada em abril por uma família alemã que leu sua história na página da Paws no Facebook. Mas com a súbita suspensão do tráfego aéreo, imposta para conter a propagação do coronavírus, os cachorros adotados no exterior permanecem bloqueados no Catar.
De sua casa próximo a Bremen, norte da Alemanha, Christina Fuehrer diz que aguarda a retomada dos voos para que Izzy possa chegar.
Enquanto isso, a cadela vive temporariamente com uma família de acolhida.
Paws usa "amigos de voo", passageiros voluntários que transportam um animal como complemento de bagagem, para levá-lo até a família adotiva.
A Paws foi fundada em 2014 por dois expatriados britânicos diante da grande quantidade de animais abandonados e de rua no Catar, um país rico em petróleo onde vivem muitos estrangeiros.
É financiada com doações e conta com um serviço de acomodação temporária para animais de estimação.
A crueldade animal é um grande problema no Catar, segundo Hester Drewry, co-diretora da Paws, devido à falta de educação e ao fluxo incessante de expatriados que geralmente moram no país por curtos períodos de tempo.
O que é o coronavírus
Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp
Como a COVID-19 é transmitida?
A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.
Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?
Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?
Como se prevenir?
A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Quais os sintomas do coronavírus?
Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
Em casos graves, as vítimas apresentam:
- Pneumonia
- Síndrome respiratória aguda severa
- Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.
Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'
Mitos e verdades sobre o vírus
Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.
Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência
Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência
Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:
- O que é o pico da pandemia e por que ele deve ser adiado
- Veja onde estão concentrados os casos em BH
Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa
Animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial
Coronavírus x gripe espanhola em BH: erros (e soluções) são os mesmos de 100 anos atrás
Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa
Animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial
Coronavírus x gripe espanhola em BH: erros (e soluções) são os mesmos de 100 anos atrás