O México totalizou 30.366 mortes por COVID-19 neste sábado, superarando a França em número de mortes ao se tornar o quinto país com mais vítimas pela pandemia, segundo dados do Ministério da Saúde.
"Até hoje, 30.366 pessoas morreram com seu teste de laboratório positivo" para COVID-10, informou diretor nacional de Epidemiologia, José Luis Alomía, em uma entrevista coletiva.
O país acumula 252.165 infectados pelo vírus.
O México, com 127 milhões de habitantes, já havia ultrapassado a Espanha na última quarta-feira em número de mortes e era o sexto país mais afetado.
No continente americano, que se tornou o epicentro da pandemia, o México é a terceira nação com mais mortes, depois dos Estados Unidos e do Brasil.
A capital é o distrito mais afetado pela doença e, embora tenha iniciado uma reabertura econômica parcial neste mês, o governo ordenou o fechamento neste final de semana de muitas lojas no centro histórico que costumam atrair multidões.
O México é governado por um semáforo de alerta epidemiológico com as cores vermelho, laranja, amarelo e verde. Um total de 17 dos 32 estados que compõem o país estão em uma luz laranja, incluindo a capital.
Cinco outros estados que já estavam em laranja foram novamente colocados em vermelho na sexta-feira devido ao aumento de infecções.