Os Estados Unidos anunciaram nesta quinta-feira (9) a aprovação da venda de 105 caças F-35 ao Japão por uma quantia estimada em 23,11 bilhões de dólares.
O Japão tinha solicitado a aquisição de 63 F-35A, versão tradicional deste avião de combate equipado com eletrônica destinada à força aérea, e 42 F-35B, a versão com decolagem curta e aterrissagem vertical para porta-aviões, informou em um comunicado o Departamento de Estado.
A diplomacia americana decidiu dar luz verde à transação, que "reforçará a segurança de um importante aliado" na região da Ásia e do Pacífico, segundo a declaração.
"É de interesse vital para os Estados Unidos ajudar o Japão a desenvolver e manter uma forte e efetiva capacidade de autodefesa", acrescentou.
A compra do Japão ocorre em resposta à rápida modernização do exército chinês.
No final de 2018, o governo japonês aprovou um plano de defesa de cinco anos que inclui a incorporação em seu arsenal de dois porta-aviões, uma primícia desde o fim da Segunda Guerra Mundial.
O orçamento da defesa do Japão para 2020-2021 alcança um recorde de 50,3 bilhões de dólares, sobretudo para financiar a compra destes F-35 americanos.