Jornal Estado de Minas

CORONAVÍRUS

EUA compram 100 milhões de doses de vacina contra COVID-19

Mapa informativo que mostra a situação de Minas Gerais com o COVID-19 (foto: Mapa informativo que mostra a situação de Minas Gerais com o COVID-19)

O governo dos Estados Unidos comprou 100 milhões de doses da vacina candidata contra o novo coronavírus (Sars-CoV-2) desenvolvida pela Pfizer e pela BioNTech.

Segundo nota das empresas divulgada nesta quarta-feira (22), a negociação ficou no valor de US$ 1,95 bilhão para o recebimento do primeiro lote e o governo também pode ampliar a comprar para 500 milhões de unidades no caso de sucesso da vacina e da aprovação dos órgãos competentes.



O anúncio foi feito dois dias após o Reino Unido também ter encomendado 30 milhões de doses da imunização.
   
Ainda conforme nota divulgada pela Pfizer, as duas empresas têm capacidade para produzir cerca de 100 milhões de doses neste ano e, potencialmente, mais de 1,3 bilhão de doses até o fim de 2021, conforme os resultados da última fase de testes.
   
A BNT 162 é uma das mais avançadas candidatas a imunizar contra a COVID-19 e já está nas fases 2 e 3, que estão sendo realizadas de maneira conjunta para agilizar os resultados, pois ela foi considerada segura para os humanos na primeira fase de testes.
   
A vacina candidata usa parte do mRNA do vírus para provocar a imunização, em um método parecido usado por outra candidata bastante avançada, a desenvolvida pela empresa norte-americana Moderna e o Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas (NIAID).


   
Nessa terça-feira (21), o governo brasileiro anunciou que a BNT 162 também será testada no país, assim como ocorre com a ChAdOx1 nCoV-19, desenvolvida pela Universidade de Oxford e pela AstraZeneca, e com a CoronaVac, do laboratório chinês Sinovac Biotech. (ANSA)

O que é o coronavírus

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.

Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.


Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 
Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também: