Jornal Estado de Minas

Bolívia controla incêndio que consumiu 40.000 hectares de reserva natural

O corpo de bombeiros boliviano conseguiu controlar um incêndio que consumiu nos últimos dias 40.000 hectares da reserva natural de Otuquis, na tríplice fronteira com o Brasil e o Paraguai, informou nesta quinta-feira (30) a ministra do Meio Ambiente, Maria Elva Pinckert.





"Controlamos os incêndios em Otuquis", embora persistam alguns focos de calor, disse a ministra em coletiva de imprensa.

Foram mobilizados 120 bombeiros e voluntários ao local, uma região protegida que faz parte do pantanal boliviana, área alagada de importância internacional.

A ministra explicou que os trabalhos de mitigação "nos custaram vários dias, perdemos mais de 40.000 hectares" e afirmou que o fogo "foi provocado na parte do Paraguai".

Ela disse que ainda persistem focos de calor no próximo parque San Matías, sem dar detalhes das proporções dos danos.

O parque natural Otuquis, no departamento de Santa Cruz (leste), tem extensão de mais de um milhão e hectares e o fogo começou na semana passada.

Os incêndios florestais costumam ocorrer na Bolívia pelo desmatamento, que permite estender a fronteira agrícola e agropecuária.

No ano passado, foram registrados em toda a Amazônia boliviana enormes incêndios florestais que devastaram 6,4 milhões de hectares.