(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ex-diretor da Pemex diz que subornos da Odebrecht financiaram campanha presidencial de Peña Nieto


11/08/2020 17:49

Subornos da construtora brasileira Odebrecht financiaram a campanha do ex-presidente mexicano Enrique Peña Nieto em 2012, disse nesta terça-feira o ex-diretor da estatal Pemex Emilio Lozoya, citado pelo Ministério Público.

Lozoya, que enfrenta um julgamento em liberdade condicional, "indica que houve uma série de subornos de valor superior a 100 milhões de pesos (cerca de 4,4 milhões de dólares), que foram utilizados principalmente para a campanha de 2012, para a presidência da República", disse o procurador-geral da República, Alejandro Gertz, à imprensa.

"Esse dinheiro veio da Odebrecht", continuou o procurador. O ex-chefe da Pemex, a quem o Ministério Público concedeu a figura de "testemunha colaboradora", disse que Peña Nieto (2012-2018) e seu coordenador de campanha, Luis Videgaray, "foram os responsáveis pela entrega desse dinheiro a diversos assessores votos eleitorais estrangeiros", enfatizou Gertz.

Em sua denúncia, Lozoya também acusou Peña Nieto e Videgaray, então secretário do Tesouro, de comprar "votos para as reformas estruturais em 2013 e 2014", entre as quais está o setor de energia, que abriu o setor ao capital privado após 75 anos monopólio estatal.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)