O prefeito da turística cidade peruana de Cusco, antiga capital do império inca, Ricardo Valderrama, morreu neste domingo (30) de covid-19, após lutar durante um mês pela vida em um hospital da cidade, anunciaram as autoridades sanitárias regionais.
"O prefeito apresentou quadro de pneumonia por covid-19, somado aos fatores de comorbidade por sua idade e da diabetes de que padecia, e permaneceu estável durante todo este tempo", disse à imprensa o médico Víctor Manchego, gerente de Previdência social de Cusco.
O prefeito, de 75 anos, era antropólogo e havia dado entrada no Hospital Adolfo Guevara de Cusco há um mês. Ele estava no cargo desde dezembro.
O clube cusquenho Cienciano, que joga na primeira divisão do futebol peruano, lamentou a morte de Valderrama nas redes sociais.
"O Clube Cienciano lamenta o sensível falecimento do prefeito de Cusco, doutor Ricardo Valderrama Fernández. Nossas condolências a toda a sua família", declarou através de sua conta no Twitter.
Cusco, no sudeste andino do Peru e a cerca de 1.100 km de Lima, se encontra sob quarentena devido a um repique da pandemia.
A antiga capital do império inca é a meca do turismo por abrigar na região a cidadela de Machu Picchu, que está fechada desde março, quando a pandemia começou.