O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou nesta quarta-feira a presidente da Câmara dos Deputados, Nancy Pelosi, após a divulgação de um vídeo em que a legisladora democrata visitava um cabeleireiro sem máscara facial, violando também as regras de confinamento devido à pandemia de coronavírus.
"A louca Nancy Pelosi está sendo dizimada por manter um salão de beleza aberto, quando todo mundo está fechado, e por não usar máscara, apesar de constantemente dar lições a todos os outros", escreveu o magnata republicano em sua conta no Twitter, usando um de seus adjetivos pejorativos favoritos contra este líder da oposição.
Imagens de câmeras de vigilância mostram Pelosi andando de sala em sala dentro de um salão em San Francisco na segunda-feira passada sem usar uma máscara preventiva.
Essas atividades comerciais internas ainda são proibidas na cidade californiana como parte das restrições criadas para conter a propagação do vírus.
Pelosi, rival de Trump, critica frequentemente Trump por sua forma de lidar com a pandemia, que até agora deixou mais de 180.000 mortos nos Estados Unidos.
Em junho, a líder democrata atacou Trump por menosprezar o uso de máscaras faciais e não incentivar a população a adotá-las como uma das formas mais eficazes de controlar as taxas de infecção.
"Homens de verdade usam máscaras", disse Pelosi sobre Trump, que não foi visto usando uma publicamente até julho.
Pelosi, no entanto, afirmou não ter atuado ilegalmente, sugerindo ter sido enganada pelo salão de beleza, que lhe garantiu ter a autorização para atender uma cliente por vez.
"Assumo a responsabilidade de confiar na palavra do salão de beleza da vizinhança em que estive várias vezes durante anos", declarou Pelosi aos jornalistas.
"Foi uma armadilha, então assumo a responsabilidade de ter caído em uma armadilha", completou.
Mais cedo, o vice-chefe de gabinete de Pelosi, Drew Hamill, garantiu que Pelosi "sempre usa uma máscara e atende aos requisitos locias".
"Este estabelecimento ofereceu à presidente (da Câmara) para vir na segunda-feira e disse a ela que a cidade permitia que tivessem um cliente por vez no local. A presidente cumpriu as regras que este estabelecimento apresentou a ela", explicou Hamill.
A dona do salão, Erica Kious, afirmou à emissora Fox News que uma das estilistas que aluga uma cadeira no local abriu o estabelecimento especialmente para receber Pelosi.