Cinco novos casos de peste suína africana foram detectados na Alemanha, na região de Brandemburgo (leste), anunciou nesta terça-feira o ministério local de Defesa do Consumidor.
Este vírus, inofensivo para humanos, mas fatal para suínos, foi detectado em quatro javalis encontrados mortos e em outro animal doente que foi sacrificado, disse o ministério em um comunicado.
Um laboratório do Instituto Friedrich Loeffler (instituto federal de pesquisa em saúde animal) ainda não confirmou o resultado da análise das amostras retiradas dos cinco corpos, segundo o ministério.
No final da semana passada, foi detectado um primeiro caso em um javali morto também encontrado na região de Brandemburgo, perto da fronteira com a Polônia.
Desde então, Japão, China, Coreia do Sul, somados a Brasil e Argentina, anunciaram a suspensão das importações de carne suína de origem alemã, o que ameaça um setor já frágil e altamente dependente das vendas no exterior.
O ministério da Agricultura da Alemanha informou na segunda-feira que está em negociações com os governos de seus mercados asiáticos para limitar a proibição de importação apenas para empresas nas regiões afetadas do país.