O presidente americano, Donald Trump, afirmou em sua conta oficial no Twitter neste domingo que o democrata Joe Biden, que concorre contra ele nas eleições presidenciais, vai "destruir" a Suprema Corte dos Estados Unidos se for eleito. Trump fez referência, na postagem, a uma proposta de reforma do tribunal feita nos anos 1930 pelo também democrata Franklin Roosevelt.
Leia Mais
Segundo debate entre Trump e Biden é cancelado pelos organizadoresTurbulências à vista entre EUA e Brasil em caso de vitória de BidenOs 'documentos secretos' levados por Joe Biden ao Brasil que desafiam versão de Bolsonaro sobre ditaduraO chamado 'empacotamento do tribunal' foi uma tentativa de Roosevelt de aumentar a quantidade de juízes da Suprema Corte americana em 1937. Após a reeleição, em 1936, Roosevelt propôs uma reforma que levaria um novo juiz ao tribunal quando um dos magistrados atingisse 70 anos e não se aposentasse.
A mudança, que foi barrada pelo democrata Henry F. Ashurst, foi vista como uma tentativa de trazer mais vitórias a Roosevelt relacionadas ao New Deal, pacote de medidas promovidas pelo governo para estimular a economia após a Grande Depressão de 1929. Várias delas haviam sido declaradas inconstitucionais pela Suprema Corte.
Trump espera ver aprovada para a Corte a juíza Amy Coney Barrett, indicada por ele para a vaga de Ruth Bader Ginsburg, que morreu em setembro. Os democratas afirmam que a indicação não poderia ser feita pelo presidente semanas antes da eleição, que acontece em novembro.
Em outra postagem, o presidente disse que os americanos "não lembram o caos, o ódio e a discórdia pela qual passamos durante os oito anos de Obama/Biden", e que não estaria na "bela Casa Branca" se não fosse pela gestão democrata.