Os líderes dos 27 países da União Europeia (UE) realizarão em 29 de outubro uma cúpula virtual, por videoconferência, para discutir a propagação da pandemia de covid-19 - informaram fontes europeias à AFP nesta quarta-feira (21).
Na cúpula realizada em Bruxelas na semana passada, os líderes já haviam acordado discutir esta questão "regularmente", em um esforço para coordenar melhor as respostas à pandemia.
Espera-se que essa reunião virtual seja a primeira de uma série de videochamadas a serem realizadas periodicamente, afirmaram as fontes ouvidas pela AFP.
Os líderes europeus iniciam assim um esforço coletivo para melhorar a coordenação de medidas no sentido de conter a propagação do coronavírus e recuperar a economia, fortemente afetada pela pandemia.
Atingida em cheio pela segunda onda de casos, a Europa decidiu implementar novamente restrições drásticas de circulação aos cidadãos.
A Irlanda se tornou o primeiro país da UE a reconfinar toda sua população, a partir da meia-noite desta quarta-feira. Países como Itália, França, Bélgica e Espanha também se encontram em uma área de evidente preocupação.
A pandemia gerou a morte de ao menos 1,23 milhão de pessoas em todo mundo desde o final de dezembro - mais de 254.300 delas na Europa -, de acordo com um balanço atualizado feito pela AFP com base em fontes oficiais.