Donald Trump, em conversa com jornalistas na tarde desta terça-feira (3) em seu comitê de campanha em Arlington, na Virgínia, admitiu a possibilidade de derrota nas eleições americanas. Candidato à reeleição, o presidente dos Estados Unidos diz que “ainda” não preparou discurso.
O republicano enfrenta o democrata Joe Biden nas eleições. O tom ameno não é comum nos discursos de Donald Trump. Logo após a fala, o presidente dos Estados Unidos voltou a demonstrar otimismo no pleito, dizendo que acredita que vai ter uma “ótima noite”.
"Eu ainda não estou pensando em um discurso de concessão ou aceitação. Ganhar é fácil. Perder nunca é fácil. Para mim não é", disse Trump.
O republicano enfrenta o democrata Joe Biden nas eleições.
"Ouvi dizer que estamos indo muito bem na Flórida e no Arizona. Estamos indo muito bem no Texas", afirmou Trump. "Acho que vamos ter uma ótima noite", afirmou.
Trump também externou insatisfação sobre uma possível demora na divulgação dos resultados, uma vez que ainda haverá a contabilidade de votos antecipados feitos pelo correio. “Deveríamos ter o direito de saber quem ganhou em 3 de novembro", concluiu.
Acompanhe a apuração nos EUA
Acompanhe a apuração nos EUA
Como funciona o Colégio Eleitoral?
Os 538 integrantes do chamado Colégio Eleitoral se reúnem nas respectivas capitais de seus estados a cada quatro anos após a eleição para designar o vencedor. Para vencer, um candidato à presidência deve obter a maioria absoluta dos votos do Colégio: 270. Saiba como funcionam os colégios eleitorais.Sistema eleitoral complexo é desafio
Pandemia de COVID-19 aumentou votação pelo correio ou antecipado, o que representa um desafio técnico, humano e também legal em milhares de jurisdições. Saiba o que pode dar errado na apuração dos votos nos EUA.
Planos de governo de Trump e Biden
Confira as principais propostas de governo de Trump e Biden para os Estados Unidos e o mundo neste infográfico interativo. Separamos oito assuntos-chave para mostrar quais são os projetos dos republicanos e dos democratas.
O que muda para o Brasil?
Vitória do democrata ou do republicano terá implicações sobre o aprofundamento das relações comerciais bilaterais entre os países, sobre a política externa brasileira e o posicionamento político ideológico de Jair Bolsonaro no âmbito internacional, avaliam especialistas em política externa. Entenda o que muda para o Brasil.