O presidente republicano Donald Trump e seu adversário, o democrata Joe Biden, disputam voto a voto para chegar - ou permanecer - na Casa Branca, com o fechamento gradual das seções em todos os Estados Unidos e tendo à frente uma longa noite de espera por resultados.
Os primeiros resultados, com base em projeções da imprensa americana, atribuem até o momento vitória a Trump em 17 estados, incluindo Indiana, Kentucky, Missouri, Tennessee e Virgínia Ocidental - estados em que ele venceu em 2016.
Biden venceu em 16 estados, incluindo seu reduto, Delaware, Nova York, com seus 29 votos ao Colégio Eleitoral, e Califórnia, com 55, além do Distrito de Columbia, com apenas 3, mas com importância simbólica porque é onde fica a capital americana.
Até o momento, Biden tem 209 votos no colégio eleitoral contra 116 de Trump. São necessários 270 dos 538 votos no colégio eleitoral para se eleger presidente nos Estados Unidos.
As seções eleitorais começaram a fechar às 18h locais de Washington, DC (20h de Brasília), e uma hora depois no estado-chave da Geórgia e em outros cinco: Kentucky, Carolina do Sul, Vermont, Virgínia e Indiana.
As últimas fecharão à 01h local (03h de Brasília).
O nome do vencedor não será conhecido na noite desta terça, devido à grande quantidade de votos emitidos pelo correio e cuja contagem em alguns estados poderá demorar.
Observadores esperam que a corrida à Casa Branca acabe sendo definida em um punhado de estados considerados campos de batalha nestas eleições.
Além da Geórgia, poderão definir a eleição presidencial Pensilvânia, Flórida, Carolina do Sul, Arizona e Michigan.
Confira a seguir uma lista de estados conquistados por cada candidato e o número correspondente de votos no colégio eleitoral, com base em projeções da imprensa americana:
BIDEN (209)
Califórnia (55)
Colorado (9)
Connecticut (7)
Delaware (3)
Distrito de Columbia (3)
Illinois (20)
Maryland (10)
Massachusetts (11)
New Hampshire (4)
Nova Jersey (14)
Novo México (5)
Nova York (29)
Oregon (7)
Rhode Island (4)
Vermont (3)
Virgínia (13)
Washington (12)
TRUMP (116)*
Alabama (9)
Arkansas (6)
Carolina do Sul (9)
Dakota do Norte (3)
Dakota do Sul (3)
Indiana (11)
Kansas (6)
Kentucky (8)
Louisiana (8)
Mississípi (6)
Missouri (10)
Nebraska (5)*
Oklahoma (7)
Tennessee (11)
Utah (6)
Virgínia Ocidental (5)
Wyoming (3)
* O estado de Nebraska divide seus cinco votos para o colégio eleitoral - dois eleitores são atribuídos com base na pluralidade dos eleitores do estado e os outros três são contemplados com base no distrito eleitoral. Biden poderia, eventualmente, remover ao menos um destes três eleitores.