A contagem dos votos na Pensilvânia não deve ser concluída nesta madrugada. Cerca de 42% dos votos esperados no estado foram enviados antecipadamente pelos correios, atrasando a apuração e divulgação do resultado oficial. A contabilização das cédulas foi suspensa e será retomada pela manhã desta quarta-feira (4).
Acompanhe a apuração nos EUA
No momento, Trump lidera no estado, que possui 20 delegados no Colégio Eleitoral. Entretanto, segundo informações da imprensa americana, nenhum dos cinco grandes condados na área da Filadélfia, de tendência democrata, tiveram os votos contabilizados, o que pode ser o suficiente para colocar Biden na liderança. Especialistas dizem que os resultados finais da Pensilvânia provavelmente não serão conhecidos até sexta-feira (6).
Resultados de Wisconsin, também um dos estados decisivos do meio oeste americano, devem ser anunciados na manhã desta quarta-feira (4). Autoridades do Michigan disseram que levariam até sexta-feira (6) para computar todos os seus votos, mas revisaram a estimativa e devem também divulgar o vencedor nesta quarta.
Acompanhe a apuração nos EUA
Como funciona o Colégio Eleitoral?
Os 538 integrantes do chamado Colégio Eleitoral se reúnem nas respectivas capitais de seus estados a cada quatro anos após a eleição para designar o vencedor. Para vencer, um candidato à presidência deve obter a maioria absoluta dos votos do Colégio: 270. Saiba como funcionam os colégios eleitorais.Sistema eleitoral complexo é desafio
Pandemia de COVID-19 aumentou votação pelo correio ou antecipado, o que representa um desafio técnico, humano e também legal em milhares de jurisdições. Saiba o que pode dar errado na apuração dos votos nos EUA.
Planos de governo de Trump e Biden
Confira as principais propostas de governo de Trump e Biden para os Estados Unidos e o mundo neste infográfico interativo. Separamos oito assuntos-chave para mostrar quais são os projetos dos republicanos e dos democratas.
O que muda para o Brasil?
Vitória do democrata ou do republicano terá implicações sobre o aprofundamento das relações comerciais bilaterais entre os países, sobre a política externa brasileira e o posicionamento político ideológico de Jair Bolsonaro no âmbito internacional, avaliam especialistas em política externa. Entenda o que muda para o Brasil.
*estagiário sob supervisão da redação