Em meio à marcha da apuração da eleição, o candidato do Partido Democrata à presidência dos Estados Unidos, Joe Biden, adotou cautela quanto ao resultado do pleito. Nesta madrugada, ele discursou dizendo estar confiante quanto ao resultado da disputa, mas ressaltou que a quantidade de votos emitidos por correspondência pode atrasar a divulgação dos números oficiais.
Leia Mais
Biden soma 238 votos no Colégio Eleitoral, e Trump, 213EUA: Biden vence no Maine, aponta a imprensa americanaA postura é oposta ao discurso adotado pelo republicano Donald Trump, que sinalizou ser o vencedor do pleito. O atual presidente, que pediu a paralisação das contagens dos votos entregues pelo correio, falou em ir à Suprema Corte do país.
De sua casa, em Wilmington, no estado de Delaware, Joe Biden afirmou que os candidatos não têm a tarefa de declarar o vencedor da disputa. “Não é minha função, ou de Donald Trump, dizer quem venceu a eleição. A decisão é do povo dos Estados Unidos, mas estou confiante sobre o resultado”, completou.
Projeções apontam pequena vantagem de Biden nos delegados já conquistados por conta dos estados que terminaram suas apurações.
Locais importantes e com peso na distribuição de cadeiras no colégio eleitoral, como a Pensilvânia, contudo, ainda não concluíram suas apurações.
Acompanhe a apuração nos EUA
Como funciona o Colégio Eleitoral?
Os 538 integrantes do chamado Colégio Eleitoral se reúnem nas respectivas capitais de seus estados a cada quatro anos após a eleição para designar o vencedor. Para vencer, um candidato à presidência deve obter a maioria absoluta dos votos do Colégio: 270. Saiba como funcionam os colégios eleitorais.Sistema eleitoral complexo é desafio
Pandemia de COVID-19 aumentou votação pelo correio ou antecipado, o que representa um desafio técnico, humano e também legal em milhares de jurisdições. Saiba o que pode dar errado na apuração dos votos nos EUA.
Planos de governo de Trump e Biden
Confira as principais propostas de governo de Trump e Biden para os Estados Unidos e o mundo neste infográfico interativo. Separamos oito assuntos-chave para mostrar quais são os projetos dos republicanos e dos democratas.
O que muda para o Brasil?
Vitória do democrata ou do republicano terá implicações sobre o aprofundamento das relações comerciais bilaterais entre os países, sobre a política externa brasileira e o posicionamento político ideológico de Jair Bolsonaro no âmbito internacional, avaliam especialistas em política externa. Entenda o que muda para o Brasil.