O estado de Nevada suspendeu a divulgação da contagem dos votos para presidente dos Estados Unidos até esta quinta-feira (9). O anúncio foi feito nesta manhã, no Twitter, pela Divisão Eleitoral do estado.
Leia Mais
'Apuração não vai parar', diz chefe de campanha de BidenTensão eleitoral sobe entre eleitores de Biden reunidos perto da Casa Branca'Trump é o nosso Bolsonaro': como pensam brasileiros que ajudaram presidente a vencer na FlóridaEleições nos EUA: apuração em Wisconsin e Michigan põe Biden mais perto da vitóriaEUA: O que falta para sabermos quem será o próximo presidenteEleição de 2020 nos EUA é a mais cara da história do paísSegundo a Divisão Eleitoral estadual, restam apurar os votos remetidos por correio nessa terça e os que chegarão ao longo da próxima semana. Resta, também, contar as cédulas provisórias.
“É difícil calcular os votos pendentes em Nevada, pois cada eleitor recebeu uma cédula pelo correio. Obviamente, nem todos votarão”, diz o comunicado do estado de Nevada.
O staff do republicano Donald Trump, que tenta a reeleição, apelou à Suprema Corte de Nevada para barrar a contagem de votos dados remotamente, mas o pedido acabou negado.
Nevada tem 6 das 538 vagas do colégio eleitoral, responsável por definir os rumos da corrida à Casa Branca. Em 2016, Trump perdeu por lá para a democrata Hillary Clinton.
O presidente já deu mostras de descontentamento com os rumos da apuração das manifestações dadas por meio do correio. Ele sinalizou desejo, inclusive, de ir à Suprema Corte nacional em virtude do tema.
Projeções apontam pequena vantagem do rival de Trump, o democrata Joe Biden, nos delegados já conquistados por conta dos estados que terminaram suas apurações.
Locais importantes e com peso na distribuição de cadeiras no colégio eleitoral, como a Pensilvânia, contudo, ainda não concluíram suas apurações.