O candidato democrata Joe Biden virou o jogo na Geórgia. Agora, ele está com 2.449.371 votos contra 2.448.454 do republicano Donald Trump. 99% das urnas estão apuradas no estado.
Ambos os candidatos estão com 49% dos votos, com pequena vantagem para o democrata. Pela margem apertada e pela quantidade de votos a serem apurados, Trump ainda pode retomar a liderança no estado.
Segundo a Associated Press (AP), se o cenário se confirmar, Joe Biden pode chegar a 280 delegados no Colégio Eleitoral - ultrapassando o mínimo de 270 para ser eleito.
O cenário pode mudar, entretanto, se Donald Trump virar o jogo no Arizona. O estado passa por recontagem e outros veículos de imprensa ainda assim projetam a vitória de Biden lá; apesar disso, a disputa ainda está em aberto.
A Geórgia é um estado tradicionalmente republicano. Vale ressaltar que por lá não há recontagem automática dos votos. Se houver uma diferença de até 0,5% (cenário atual) entre os candidatos, o perdedor pode entrar com pedido de recontagem.
Além de Geórgia e Arizona, os votos ainda seguem sendo apurados em Nevada, Carolina do Norte e Pensilvânia.
Acompanhe a apuração nos EUA
Como funciona o Colégio Eleitoral?
Os 538 integrantes do chamado Colégio Eleitoral se reúnem nas respectivas capitais de seus estados a cada quatro anos após a eleição para designar o vencedor. Para vencer, um candidato à presidência deve obter a maioria absoluta dos votos do Colégio: 270. Saiba como funcionam os colégios eleitorais.Sistema eleitoral complexo é desafio
Pandemia de COVID-19 aumentou votação pelo correio ou antecipado, o que representa um desafio técnico, humano e também legal em milhares de jurisdições. Saiba o que pode dar errado na apuração dos votos nos EUA.
Planos de governo de Trump e Biden
Confira as principais propostas de governo de Trump e Biden para os Estados Unidos e o mundo neste infográfico interativo. Separamos oito assuntos-chave para mostrar quais são os projetos dos republicanos e dos democratas.
O que muda para o Brasil?
Vitória do democrata ou do republicano terá implicações sobre o aprofundamento das relações comerciais bilaterais entre os países, sobre a política externa brasileira e o posicionamento político ideológico de Jair Bolsonaro no âmbito internacional, avaliam especialistas em política externa. Entenda o que muda para o Brasil.