Joe Biden, representante do Partido Democrata na eleição para a presidência dos Estados Unidos, confirmou a reação no estado da Pensilvânia e passou Donald Trump na contagem parcial de votos, nesta sexta-feira (6). Com 95% das urnas apuradas, Biden tem, até o momento, 3.295.304 votos, contra 3.289.717 do republicano Trump, que concorre à reeleição.
A divergência ocorre por causa do Arizona, com 11 delegados. Alguns veículos já dão a vitória do oponente de Trump como certa por lá. Trump, por sua vez, já contabilizou 214 delegados.
Nos últimos dias, a apuração na Pensilvânia mostrou que Joe Biden estava reagindo no estado. Pouco depois do fechamento das urnas, a diferença de votos para Donald Trump estava em 500 mil, passando para 300 mil posteriormente. No início desta sexta, o democrata estava distante do republicano por 18 mil votos.
Mais cedo, Biden também havia virado o jogo na Geórgia, com 2.449.371 votos contra 2.448.454 de Trump. 99% das urnas estão apuradas no estado.
Acompanhe a apuração nos EUA
Acompanhe a apuração nos EUA
Como funciona o Colégio Eleitoral?
Os 538 integrantes do chamado Colégio Eleitoral se reúnem nas respectivas capitais de seus estados a cada quatro anos após a eleição para designar o vencedor. Para vencer, um candidato à presidência deve obter a maioria absoluta dos votos do Colégio: 270. Saiba como funcionam os colégios eleitorais.Sistema eleitoral complexo é desafio
Pandemia de COVID-19 aumentou votação pelo correio ou antecipado, o que representa um desafio técnico, humano e também legal em milhares de jurisdições. Saiba o que pode dar errado na apuração dos votos nos EUA.
Planos de governo de Trump e Biden
Confira as principais propostas de governo de Trump e Biden para os Estados Unidos e o mundo neste infográfico interativo. Separamos oito assuntos-chave para mostrar quais são os projetos dos republicanos e dos democratas.
O que muda para o Brasil?
Vitória do democrata ou do republicano terá implicações sobre o aprofundamento das relações comerciais bilaterais entre os países, sobre a política externa brasileira e o posicionamento político ideológico de Jair Bolsonaro no âmbito internacional, avaliam especialistas em política externa. Entenda o que muda para o Brasil.