Jornal Estado de Minas

ELEIÇÕES NOS EUA

''By a lot'': Trump diz que venceu eleição com folga após triunfo de Biden

 

O atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a usar as redes sociais para criticar a apuração dos votos na corrida contra Joe Biden. Após a imprensa dar a vitória ao democrata, o empresário postou no Twitter que venceu a eleição por muito.





 

 

 

“Eu venci essa eleição por muito!”, digitou Trump em caixa-alta. Na sequência, a própria rede social alertou os usuários que a postagem não condiz com o informado pelas fontes oficiais.

 

O republicano tem criticado nos últimos dias o sistema de apuração dos EUA. Ele chegou a recorrer à Justiça para suspender a contagem de votos em Michigan e na Geórgia, dois estados-pêndulo, mas os pedidos foram negados.

 

A vitória de Joe Biden foi dada pela imprensa após o democrata levar o estado da Pensilvânia, outra província-chave para definir o próximo presidente da potência americana, com 20 delegados.





 

Lá, Biden levou por uma pequena diferença de aproximadamente 15 mil votos. Ainda há urnas a serem apuradas. Percentualmente, o democrata tem 49,7% das preferências e Trump 49,2%.

 

Outro estado vencido pelo ex-vice de Obama neste sábado foi a Nevada. Com seis delegados, a província que tem como principal cidade Las Vegas tem 88% das urnas apuradas.

 

E a vantagem global de Joe Biden pode aumentar, já que o resultado continua em aberto no estado da Geórgia. Essa província conta com 16 grandes eleitores, os delegados.

 

Até as 14h deste sábado (7), Biden soma 290 delegados e Trump 214. Se o democrata levar a Geórgia, fica com 306 votos eleitorais, dois a mais que o conquistado pelo republicano em 2016 no triunfo contra Hillary Clinton.

audima