Donald Trump admitiu publicamente, pela primeira vez, que Joe Biden venceu a eleição nos Estados Unidos. Em um post no Twitter, publicado na manhã deste domingo, o presidente escreveu: “Ele venceu porque a eleição foi fraudada”. Trump insiste em dizer que houve fraude eleitoral, apesar de não apresentar provas, e ameaça levar o caso à Suprema Corte.
Leia Mais
Apoiadores de Trump se reúnem em Washington para denunciar resultado das eleiçõesTrump critica decreto na Geórgia que torna impossível verificar cédulasFora do governo, Trump enfrentará os tribunais sem a imunidade do cargoAos 19 anos, herdeira da cervejaria Guinness é encontrada mortaDesde o anúncio do resultado da eleição, em 7 de novembro, Trump se recusa a aceitar publicamente sua derrota. No primeiro discurso depois do fim da apuração dos votos, nem sequer falou sobre eleições ou Joe Biden. Por isso, o tweet chama tanta atenção.
Insistindo na tese de fraude eleitoral, o presidente dos Estados Unidos defende que a vitória de Biden não seria legítima. Acusa a empresa fabricante de máquinas de votação, Dominion Voting Systems, fundada no Canadá, de manipular o resultado da eleição para beneficiar seu adversário. Segundo Trump, a “empresa privada da esquerda radical” teria “má reputação e equipamento ruim".
Por falta de provas, as acusações de Trump são consideradas meras especulações. O Twitter, inclusive, colocou um alerta abaixo da mensagem: “Esta afirmação sobre fraude eleitoral é contestada”.
O link leva para um texto que fala que “a fraude eleitoral de qualquer tipo é extremamente rara nos Estados Unidos” e “a maior interferência nas eleições dos EUA vem na forma de campanhas de desinformação, muitas das quais têm como objetivo criar desconfiança no processo eleitoral dos EUA”.