Donald Trump admitiu publicamente, pela primeira vez, que Joe Biden venceu a eleição nos Estados Unidos. Em um post no Twitter, publicado na manhã deste domingo, o presidente escreveu: “Ele venceu porque a eleição foi fraudada”. Trump insiste em dizer que houve fraude eleitoral, apesar de não apresentar provas, e ameaça levar o caso à Suprema Corte.
Desde o anúncio do resultado da eleição, em 7 de novembro, Trump se recusa a aceitar publicamente sua derrota. No primeiro discurso depois do fim da apuração dos votos, nem sequer falou sobre eleições ou Joe Biden. Por isso, o tweet chama tanta atenção.
Insistindo na tese de fraude eleitoral, o presidente dos Estados Unidos defende que a vitória de Biden não seria legítima. Acusa a empresa fabricante de máquinas de votação, Dominion Voting Systems, fundada no Canadá, de manipular o resultado da eleição para beneficiar seu adversário. Segundo Trump, a “empresa privada da esquerda radical” teria “má reputação e equipamento ruim".
He won because the Election was Rigged. NO VOTE WATCHERS OR OBSERVERS allowed, vote tabulated by a Radical Left privately owned company, Dominion, with a bad reputation & bum equipment that couldn%u2019t even qualify for Texas (which I won by a lot!), the Fake & Silent Media, & more! https://t.co/Exb3C1mAPg
%u2014 Donald J. Trump (@realDonaldTrump) November 15, 2020
Por falta de provas, as acusações de Trump são consideradas meras especulações. O Twitter, inclusive, colocou um alerta abaixo da mensagem: “Esta afirmação sobre fraude eleitoral é contestada”.
O link leva para um texto que fala que “a fraude eleitoral de qualquer tipo é extremamente rara nos Estados Unidos” e “a maior interferência nas eleições dos EUA vem na forma de campanhas de desinformação, muitas das quais têm como objetivo criar desconfiança no processo eleitoral dos EUA”.