Quatro civis azerbaijanos morreram na explosão de uma mina em uma região recentemente reconquistada pelo Azerbaijão perto de Nagorno Karabakh, cenário em outubro de um conflito violento com a Armênia, anunciou uma fonte judicial.
"Em 28 de novembro (...) cidadãos azerbaijanos que passeavam a bordo de um veículo no território da localidade libertada de Fizuli passaram sobre uma mina e morreram", anunciou o serviço de imprensa do MP do Azerbaijão.
"A mina foi colocada pelas forças armênias ao saírem do distrito de Fizuli", completa o comunicado, que cita um "novo tipo de provocação da Armênia contra os civis azerbaijanos".
O distrito de Fizuli é um dos sete distritos azerbaijanos ocupados pela Armênia há 30 anos que formavam uma zona de segurança entre o Azerbaijão e a república autoproclamada de Nagorno Karabakh.
Foi reconquistado militarmente pelo Azerbaijão na guerra de seis semanas entre as tropas deste país e soldados armênios.
Os países concordaram em 9 de novembro com um cessar-fogo em Nagorno Karabakh que concede importantes vantagens territoriais ao Azerbaijão, em especial o controle dos sete distritos.